sexta-feira, 17 de junho de 2016

Agora com Amora - Castração

Olá minha gente, tudo joinha com vcs??
Por aqui tudo numa boa...Sexta feira hj né?? Adorooooo e vcs???
Mas vamos ao foco, hj trago mais  um Agora com Amora para vcs, quem me acompanha no Insta viu que mês passado postei foto de Amora com roupinha de cirurgia estilosa...Sim a bichinha castrou e esse é o tema de hoje: Castração!!
Confesso que fiquei super apreensiva, mas gente, sériooooo...Foi tudo muito tranquilo, recuperação super rápida e Amora já está mais serelepe do que nunca, não tem nem 1 mês ainda e parece que nada aconteceu!!!
Bora lá então abordar o tema... 
Hoje Amora voltou do banho de cachecol toda estilosa só para vir aqui conversar com vcs... 
"Avaliação pré-cirúrgica da castração
O seu veterinário pode recomendar uma avaliação antes de castrar seu pet. A avaliação pré-cirúrgica pode incluir um exame físico para garantir que o cachorro está bem o suficiente para fazer a cirurgia. Os exames checam uma série de doenças, como infecção, anemia, açúcar baixo, coagulação inadequada, doenças nos rins e fígado.
Se o seu cachorro já possui alguma doença, como uma doença no coração, o seu veterinário pode recomendar mais exames para determinar se há alguma precaução a mais ou se a cirurgia pode ser feita. A avaliação pode ser feita no dia da cirurgia, porém se não há urgência, alguns veterinários fazem os testes alguns dias antes.
Dia da cirurgia
Para reduzir o risco de vômito durante a cirurgia, geralmente é recomendado que o pet vá de estômago vazio antes de passar pela anestesia. Seu veterinário provavelmente pedirá que remova a comida e água na noite anterior. Se acontecer de o seu cachorro comer ou beber algo no dia da cirurgia, avise ao seu veterinário, já que o reagendamento da cirurgia pode ser recomendado. Se o seu pet precisa de insulina ou qualquer outro medicamento, pergunte ao veterinário o que fazer no dia da cirurgia. Você pode ser aconselhada a diminuir a dosagem ou segurá-la por um dia.
Antes da cirurgia começar, seu pet irá receber uma anestesia. Ela mantem seu cachorro parado, dormindo, e completamente sem dor durante a operação. Há muitos tipos de anestesia; seu veterinário vai escolher qual é a melhor para o seu cachorro. Alguns tipos são através de injeção e outros são em forma de gás. Durante a anestesia, um pequeno tubo de plástico é inserido no canal respiratório do paciente para auxiliá-lo a respirar. O tubo é conectado à máquina de gás de anestesia com  o intuito de dar um fluxo constante de gas anestésico e oxigênio. Durante esse tempo, o time veterinário poderá conectar equipamentos de monitoramento para acompanhar o ritmo cardíaco, respiração e o uso do oxigênio durante a anestesia.
Uma vez que o seu pet está dormindo, o local da cirurgia é raspado e limpo com uma solução germicida.  A área é então drapeada com material estéril que ajuda a manter a área limpa. O veterinário e assistente se preparam para a cirurgia lavando repetidamente as mãos com sabão germicida, e então colocando roupas estéreis, máscaras e luvas. Manter o ambiente estéril ajuda a prevenir contra infecções.
Para a castração de um cachorro, a incisão é feita alguns centímetros em cima do escrotro. Os testículos são localizados, então retirados através da incisão, e separados de suas estruturas arredores. Então, os vasos sanguíneos são fechados e checados em busca de algum sangramento. Por fim, o a incisão é suturada.
Em alguns cachorros, quando um dos testículos não desce para o escroto (mais raramente os dois), como deveriam em um desenvolvimento normal, o veterinário geralmente precisa fazer uma incisão diferente (as vezes no abdômen) para removê-lo.
Na castração da fêmea, uma incisão é feita no abdômen para retirar os ovário se o útero. Também é possível remover apenas os ovários, procedimento que pode acontecer com cadelas mais novas.
Independente do procedimento usado, todo esforço será feito para manter seu cachorro seguro e saudável. Quando a cirurgia acaba, a área cirúrgica é limpa, e o paciente pode acordar da anestesia. Nesse período, ele será monitorado em uma área de recuperação até que acorde completamente e esteja estável o suficiente para ir para casa. Um medicamento de dor adicional é dado. Alguns hospitais escolhem por manter o pet por mais um dia em observação por precaução.
 Pós-operatório
Até a operação mais bem sucedida por ter complicações se o período do pós-operatório não é respeitado e lidado de forma inadequada.  Seu veterinário deverá lhe dar instruções para o cuidado nessa fase, porém aqui também temos algumas dicas:
Comida e água: Você pode estar tentado a dar ao seu pet uma refeição grande, mas não o faça! Quantidades menores são recomendados nos primeiros dias.
Pontos: Seu pet pode ter pontos fora da pele, porém alguns veterinários podem escolher deixar os pontos embaixo da pele ou usar cola cirúrgica. Alguns materiais para sutura dissolvem e não precisam de remoção, enquanto outros precisão ser removidos (de 7 a 14 dias). Mesmo que os pontos não estejam aparentes, cheque a incisão para inchaço, sangramento ou machucados e avise seu veterinário caso haja algum evento anormal.
Protegendo a incisão: Seu pet não deve ser permitido lamber ou morder a área da incisão. Isso pode abrir a incisão e causar uma séria infecção. O seu veterinário pode indicar que o cachorro use um colar Elizabethano (cone de plástico) ou uma batinha de pano que é fechada na área da incisão para evitar o contato.
Medicação: Não esqueça de dar a medicação seguindo as instruções do veterinário. Se o seu pet vomitar após receber a medicação, ligue para o seu veterinário.
Restrições de atividade: Correr, pular ou usar as escadas devem ser evitados o máximo possível por aproximadamente 7 a 10 dias depois da cirurgia de castração. Atividades em excesso podem causar dor, sangramento, inchaço e uma série de complicações. Mesmo se o seu pet parece estar completamente recuperado, siga as instruções do veterinário".
Fonte: PORTAL DO DOG
Amora claro operou na UNIVET no dia 20/05/2016, deixamos ela lá cedo e o mais difícil foi deixar ela sem água, tadinha toda hora ia nos cantinhos onde ficam seus potinhos, não encontrava nada e olhava pra gente com cara de gato de botas, fora isso tudo tranquilo, pegamos no mesmo dia depois das 18 horas. Ela ficou chata para comer, então compramos patê AD para misturar com a ração, o ideal é comprar 2 roupinhas cirúrgicas, pois todos os dias tem que levar na Clínica para trocar o curativo e precisa colocar uma roupinha limpinha para evitar que eles fiquem lambendo e bagunçando o curativo (coisa de cachorro). 
Ela usou esses dois modelitos
Claro que ela não ficou muito satisfeita com a roupinha, mas era pro bem dela, tb ficou meio amuadinha, o que também é normal e 7 dias depois sem nenhuma intercorrência tiramos os pontos e foi só alegria sem precisar usar a tal roupinha...
Feliz da vida se esfregando e tomando sol na varanda...
Bom galera, a castração traz inúmeros benefícios, aumenta a estimativa de vida dos cães, reduz o risco de um possível câncer, dentre muitos outros...Consulte seu veterinário e se informe!!
Uma Beijoka Estalada e uma Lambiscada Molhada pra vcs e um ótimo fim de semana!!!


2 comentários:

Mari disse...

Que ótimo, Ju! Fico muito feliz que Amora está sendo muito amada e bem cuidada! E as dicas que "ela" dá são super bacanas! Assim que eu puder vou fazer a mesma coisa com a Lady! Foi bom saber que, fazendo a cirurgia com pessoal competente e local adequado, tudo corre bem!
Super beijo!!!!!
Em tempo: Diz pra gente quem foi o Vet, pode ser????

JuJu Sardenberg disse...

Ei Mari, claro, quem fez foi a equipe da UNIVET aqui em JC Bernardo e Adrienne, não confio em outro lugar...Melhor Clínica da vida!! Bj!!