sábado, 15 de outubro de 2016

Agora com Amora - Outubro Rosa


Ei gente, como vão vcs??
Por aqui tudo indo numa boa...Então, como vcs sabem estamos no mês de outubro e neste mês uma das ações que é muito lembrada é o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização e de combate ao câncer de mama, mas vcs sabiam que as cadelinhas e até os  cães machinhos também podem desenvolver essa doença??
Pois é, por isso hj Amora vai tratar desse assunto com vcs...Bora ver o que ela preparou então??
 
"Ao contrário do que muitos pensam, os animais machos também podem possuir câncer de mama, no entanto, as fêmeas são mais susceptíveis, principalmente na maior idade. As cadelas que tomam anticoncepcionais, e não são castradas, tem o risco maior do aparecimento da neoplasia, por isso é sempre bom o proprietário examinar o animal diariamente. O aparecimento de um caroço perto da mama nem sempre é um câncer. Ocorre muitas vezes de tutores levarem seu cão à clínica veterinária suspeitando de um tumor maligno, sendo na verdade apenas um nódulo de gordura. Qualquer neoplasia (câncer) é bastante invasiva no corpo do animal, pois, diferentemente do tumor, ela possui metástase (atinge a corrente sanguínea, afetando diferentes órgãos do animal), assim comprometendo toda a saúde, levando-o a óbito. Os órgãos mais acometidos, são: Pulmão, Fígado e Rins.
O câncer de mama ocorre devido a uma proliferação desordenada de células mamárias, assim acontecendo um crescimento anormal de células nos glóbulos mamários e ductos mamários. Alguns fatores podem colaborar com a proliferação desordenada, como o uso intenso de anticoncepcional e a não castração do animal.
A neoplasia, diferente do que muitos acham, não causa dor e nem desconforto no animal em seu estágio inicial. Quando o tumor começa a aumentar de forma significante, começa a pressionar terminações nervosas, assim causando dor.

Sinais clínicos de câncer de mama em cadelas
Os sinais clínicos de um câncer de mama são praticamente inexistentes na sua fase inicial. O que pode ser observado pelo tutor, na maioria dos casos, é o aparecimento de caroços na região ventral da cadela (parte das mamas). O animal só vai apresentar um quadro sintomático na fase terminal, quando começa a apresentar fraqueza, dores, prostração e etc.

Tratamento de câncer de mama em cadelas
O tratamento do câncer de mama tem que ser imediato. O tutor deve levar o animal ao médico veterinário assim que aparecer qualquer anormalidade nas mamas. O diagnóstico é feito através da retirada do tumor, que, em seguida, deve ser levado para fazer a biópsia. Mediante o resultado do laudo, o médico veterinário ficará ciente se o tumor é benigno ou maligno, assim decidindo a necessidade ou não, do início da quimioterapia.
A cura da neoplasia mamária vai depender principalmente do estágio que ela se encontra. A quimioterapia é muito invasiva, fazendo com que muitos animais não agüentem as sessões, chegando a óbito no meio do tratamento.

Prevenindo o câncer de mama em cadelas
O melhor modo é a prevenção através da castração da fêmea, diminuindo cerca de 95% a chance do aparecimento do câncer de mama. Não é aconselhado o uso de anticoncepcional, pois em muitos casos, é o grande colaborador do aparecimento da neoplasia.
Indica-se examinar o animal diariamente, pois quanto mais cedo se diagnosticar o mal, mais chance o animal tem de vencer o câncer de mama.
Procure sempre um médico veterinário para realizar o exame, jamais tome decisões precipitadas. O Câncer de mama tem cura, basta ser tratado no início".
Fonte: Portal do Dog
Galera, já falei por aqui outras vezes que nos cães tudo é muito rápido, um quadro reversível pode se agravar rapidamente se não tiver a devida atenção em tempo hábil, por isso a qualquer sinal que algo não vai bem com seu bichinho não êxite em levá-lo ao Veterinário.
Espero que tenham curtido as dicas da Dona Amora e vamos juntos nessa luta contra o câncer de mama!!
                             Uma Lambiscada Molhada e uma Beijoka Estalada pra vcs!!




Nenhum comentário: